Um suposto caso de maus-tratos em uma clínica geriátrica em Formigueiro foi revelado após a morte de Pedro Toniolo, de 74 anos. Ele era morador do Lar Santo Antônio e teria sofrido queimaduras nos braços e cabeça, além de outras complicações. Morreu no dia 10 de janeiro de 2024 na Casa de Saúde em Santa Maria. Outros casos de mortes suspeitas de idosos também são alvo de investigação na cidade de 4 mil habitantes.
Os filhos de Pedro Toniolo o internaram no Lar Santo Antônio em novembro de 2023 e faziam visitas semanais. Inicialmente, ele parecia bem-cuidado, mas em dezembro de 2023, um dos filhos o encontrou em estado de hipoglicemia, com ferimentos na cabeça e nos braços semelhantes a queimaduras.
A família exigiu que o levassem ao hospital, onde diagnosticaram hipoglicemia, pressão baixa e desidratação.
Insolação
A proprietária do Lar, Débora Simões, sugeriu que ele poderia ter sofrido uma insolação, pois sofria de Alzheimer e muitas vezes se recusava a sair da sombra de uma árvore em frente à casa.
Após a alta, ele retornou ao lar, mas sua saúde piorou novamente. No início de janeiro, ele foi internado com infecção, problemas renais e febre, sendo levado à Casa de Saúde em Santa Maria devido à gravidade do caso.
A equipe de enfermagem acionou a Brigada Militar por suspeita de maus-tratos. Ele não resistiu e acabou morrendo.
Durante a investigação, a polícia começou a fiscalizar o Lar Santo Antônio. Encontrou condições consideradas “deploráveis: ambiente degradante, mau cheiro, falta de acessibilidade, ausência de médicos e nutricionistas, quartos com janelas quebradas e acesso para animais”.
A proprietária disse que irá esclarecer tudo sobre o caso.
Fonte: BEI/Rafael Menezes
LEIA TAMBÉM:


