Lajeado, RS – A Polícia Federal deflagrou nesta quarta (19) a Operação Rosa Branca contra dois jovens de Lajeado, no Vale do Taquari, suspeitos de produzir e divulgar nudes falsos de uma senadora e de uma deputada federal usando inteligência artificial. Foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão e um de busca pessoal.
O inquérito começou após alerta da Polícia Legislativa do Senado sobre publicações indevidas. As investigações apontam que os suspeitos criaram “deepnudes” das parlamentares e divulgaram as imagens como se fossem reais. Uma das vítimas é a senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS).
Os jovens, ambos com cerca de 25 anos e sem antecedentes, também exibiam símbolos neonazistas e conteúdo racista nas redes sociais.
Em fevereiro, a Câmara aprovou lei que criminaliza a produção e divulgação de nudes falsos gerados por IA, com pena de 2 a 6 anos de prisão, aumentada se a vítima for mulher ou vulnerável.
Soraya divulgou nota dizendo confiar no trabalho da Polícia Federal e lembrando que já foi alvo de crimes semelhantes em outras investigações.
GZH
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso


