Porto Xavier – RS – O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) confirmou que o contrato para a construção da ponte internacional entre Porto Xavier e San Javier, na Argentina, será assinado em junho. A licitação foi vencida por um consórcio liderado pela Rivoli Construtora.
O investimento, de R$ 214,6 milhões, virá do Novo PAC – O investimento, de R$ 214,6 milhões, virá do Novo PAC. A data da assinatura ainda está em análise, e a ordem de início das obras depende de liberação orçamentária e de etapas técnicas.

Fim da balsa e nova alternativa logística
Hoje, a travessia entre as duas cidades é feita por balsa, com operação limitada e que para em caso de chuva forte. A ponte de concreto deve facilitar o escoamento da produção agrícola, especialmente soja, para portos argentinos. Empresários e lideranças regionais também acreditam que o turismo será impulsionado com a nova ligação terrestre.
Estrutura da obra e próximos passos
A ponte terá 900 metros no lado brasileiro, conectando-se à BR-392, e mais 500 metros na Argentina. Além da estrutura principal, serão construídos os complexos aduaneiros nas duas margens. O projeto prevê ainda desapropriações — a estimativa anterior indicava 34 imóveis — e o pagamento de indenizações ficará a cargo da União.

Histórico de frustração e nova esperança
A travessia é sonhada desde a década de 1980. Em 2022, uma tentativa fracassada de iniciar a obra com outra empresa deixou a região frustrada. Agora, com novo consórcio contratado, a previsão é de que os trabalhos comecem no primeiro trimestre de 2026 e durem cerca de quatro anos. Se concluída, será a terceira ponte entre Brasil e Argentina, ao lado das ligações em Uruguaiana e São Borja. Fonte: Zero Hora / Agência RBS.
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