(J. Lemes)

Normalmente o sino toca às 9h e às 18h. Mas quando há missa, é feito uma espécie de ritual (aviso) meia hora antes. Hoje, por exemplo, havia “missa da saúde” às 16 horas. Tá explicado?
Mais: essa tradição de badalar o sino vem desde a colonização, quando as pequenas comunidades sabiam de um fato, de um chamado para reunião etc. por meio do som dos badalos.
Sino tecnológico
Outro fato curioso é que o sino da nossa igreja é movimentado por computador. Isso justifica o fato dele ter tocado às 17 horas por vários dias em um ano destes. Alguém havia esquecido de reprogramar o computador para o horário de verão.
E pá encerrar, conto-lhes que antes o sino tocava às 08h, mas por pedido dos fiéis*, que eram acordados muito cedo, passou para às 9h. *Pedido dos fiéis e dos infiéis (pois se há fiéis, há infiéis e estes também devem ter se incomodado).
Dedico esta matéria à juíza Letícia e aos advogados Alexandre Mardini, Élbio Roos e Eloí Martins – leitores do blogue e que, assim como eu, e como muitos em Santiago, não sabiam “por quem (ou por que) os sinos dobravam”.