Porto Alegre – RS – A prefeitura recebeu um estudo sobre o Veículo Leve sobre Trilho (VLT), sistema de transporte movido a eletricidade. O documento foi doado por um consultor e servirá de base para um Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental, além de uma futura Parceria Público-Privada.
Os traçados apresentados
A linha principal teria 10,7 quilômetros, ligando o Terminal Triângulo, na Avenida Assis Brasil, até a Praça XV, passando pelas avenidas Sertório, Farrapos e Rua Voluntários da Pátria. Um ramal de 2,7 quilômetros sairia da região do aeroporto e se conectaria à linha central. No Centro Histórico, três opções foram sugeridas: uma rota de 5,3 quilômetros passando pela Mauá e Edvaldo Pereira Paiva até o Centro Administrativo do Estado; outra de 5,1 quilômetros pela Rua dos Andradas até a orla do Guaíba; e a mais curta, de 2,1 quilômetros, pela Borges de Medeiros até o Centro Administrativo.
O funcionamento
O VLT pode transportar até 560 passageiros e tem vida útil de 40 anos. A proposta prevê uso dos corredores de ônibus já existentes, reduzindo desapropriações e impacto ambiental. A passagem, no entanto, deverá ser subsidiada para garantir atratividade, assim como ocorre com o sistema de ônibus municipal.
Fonte: GZH.
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso