No último final de semana, um morador de Luzerna, em Santa Catarina, colheu uma abóbora impressionante de 76 quilos na Linha Barra do Estreito, no interior do município.
Em entrevista à Rádio Líder, de Herval d’Oeste, o produtor Cleiton José Geuster contou que adquiriu pela internet as sementes da variedade “Dill’s Atlantic”. Segundo informações do vendedor, essas sementes normalmente geram abóboras de até 30 quilos, tornando o resultado surpreendente.
“No primeiro ano de plantio, já colhi uma de 32 kg, no ano seguinte já colhi uma de 50 kg. Melhorando o manejo e tratos culturais, cheguei a uma de 72 kg em 2022. Na temporada passada, devido ao excesso de chuvas, não colhi nenhuma. Nesta temporada colherei mais de 5 abóboras acima dos 50 kg”, comentou Cleiton
Abóbora Dill’s Atlantic

Conhecida como a “mãe” das abóboras gigantes, a variedade Dill’s Atlantic é famosa em competições internacionais. O recorde atual para essa espécie é de 800 quilos, embora seja comum o cultivo de abóboras entre 180 e 230 quilos, principalmente para feiras e concursos ao redor do mundo.
Apesar de ser popularmente associada ao grupo das hortaliças, a abóbora é, na verdade, um fruto rasteiro. Ela pertence à mesma família de plantas que inclui o chuchu, o pepino, a melancia e o melão, sendo amplamente cultivada e apreciada tanto na culinária quanto em exposições.
Rádio Líder
LEIA TAMBÉM: Carro de Itacurubi é encontrado incendiado em Santa Maria
Acompanhe o NP nas redes sociais:
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso