Porto Alegre – RS – O restaurante Casa Vivá, no bairro Moinhos de Vento, virou palco de polêmica após uma vistoria da prefeitura na última sexta-feira (22). O proprietário Cristian Silva afirma que fiscais da Vigilância Sanitária entraram sem se identificar, danificaram equipamentos e inutilizaram cerca de 500 quilos de alimentos, o que teria causado um prejuízo de R$ 50 mil. Ele classificou a ação como “abuso de poder” e anunciou que vai ingressar com ação judicial.
O relato dos donos
Segundo Silva, a equipe da prefeitura teria mantido a câmara fria aberta por seis horas, o que provocou a queima do sistema. Também houve queixas de intimidação a funcionários e danos a mobiliários. Em vídeos publicados nas redes sociais, os sócios disseram que a vistoria foi arbitrária e que alimentos foram descartados sem justificativa.
O que diz a prefeitura
A Secretaria da Saúde informou que a vistoria foi motivada por três denúncias recebidas pelo canal 156 e que foram constatadas irregularidades. A nota oficial afirma que alimentos em estoque precisaram ser inutilizados e que o local não foi interditado. A pasta garantiu que abrirá um processo administrativo sanitário, com direito à ampla defesa, e também um processo interno para apurar se houve excessos na ação.
Fonte: GZH.
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso