Santiago – O programa “Terça da Educação,” apresentado por Sandra Siqueira, recebeu os professores Júlio Cesar Wincher Soares, diretor da URI Campus Santiago, a coordenadora do vestibular, Aline Carlosso Brum, e a diretora acadêmica Adriana Carlosso Irion.
Segundo o diretor Júlio, um dos cursos mais procurados foi o de Psicologia. “Isso reflete os acontecimentos dos últimos anos, como a pandemia e as recentes enchentes enfrentadas pelo Rio Grande do Sul. A saúde mental abalada requer profissionais capacitados para ajudar as pessoas afetadas por esses eventos,” explicou. Outro curso que cresceu em número de alunos foi o de Agronomia, devido ao crescimento da população e a economia globalizada, que mantém a produção de alimentos em alta, aquecendo o mercado profissional em diversas áreas.
Mais de 30 milhões na economia
O professor Júlio destacou que a URI chegou a ter mais de 2 mil alunos em 2015, mas que no ano seguinte sofreu uma redução devido ao contexto econômico do país e outras dificuldades. Hoje, a universidade criou alternativas que facilitam o pagamento das mensalidades por meio de concessões de crédito, bolsas e maior parcelamento. Júlio ressaltou a importância da URI para a economia de Santiago e região, movimentando anualmente mais de 30 milhões de reais. Ele enfatizou a necessidade de que toda a comunidade regional compreenda a importância da instituição e escolha a URI.
A volta das Licenciaturas
A professora Adriana observou que há também uma crescente demanda por cursos como Pedagogia. Devido à falta de professores nas áreas pública e privada, o que abrirá muitas vagas nos próximos anos. A professora Aline ressaltou que a URI oferece diversos outros cursos. E possui grande potencial para atrair novos alunos, com uma estrutura qualificada e profissionais de notável competência para formar profissionais.
Conheça a URI
Por sua vez Aline Carlosso reforçou a facilidade de acesso à créditos com várias modalidades. Seja com bancos privados, com a novidade do Santander que chega como parceiros, ProUni, Fies. Aline ressalta que a universidade estará mais perto dos alunos do ensino médio para mostrar a eles um pouco mais sobre a experiência URI.
LEIA TAMBÉM: Sesc inaugura nova sede em Santiago