Estado RS – A Polícia Civil de Mato Grosso realizou nesta terça (18) uma operação no RS contra uma quadrilha especializada em extorsão pela internet usando inteligência artificial. Os chefes do esquema já estão presos. A ação, chamada “Falso Contato”, cumpriu 32 mandados em Porto Alegre, Esteio, Canoas, São Jerônimo e Charqueadas.
A investigação começou após um morador de Cuiabá perder 100 mil no golpe. O grupo abordava as vítimas usando perfis falsos de adolescentes nas redes sociais e levava a conversa para o WhatsApp. Com uma foto do rosto da pessoa, os criminosos produziam imagens ou vídeos íntimos falsos com IA.
Depois disso, outro integrante entrava em cena fingindo ser policial civil ou pai da suposta adolescente. Ele acusava a vítima de trocar nudes com uma menor e ameaçava prisão e exposição pública. Para “evitar o escândalo”, exigiam pagamentos, apresentados como acordos ou multas.
A quadrilha também aumentava a pressão afirmando que tinha ligação com facções criminosas. A polícia identificou outros casos semelhantes, indicando atuação em vários estados. No total, 16 suspeitos foram identificados, incluindo apenados da Penitenciária Estadual de Charqueadas e familiares ou visitantes que ajudavam no esquema.
Na operação, foram apreendidos celulares, notebooks e tablets usados na criação e circulação do material falso.
A investigação durou quase dois anos e contou com apoio da Polícia Civil do RS.
GZH
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso


