Jaguari/RS – A Cooperativa Agrária São José chega aos 93 anos de história, consolidada como referência em vitivinicultura e cooperativismo. Fundada em 1932 por produtores rurais liderados por Maximiliano Cortiana, a entidade cresceu em meio à desconfiança inicial sobre o modelo cooperativista no Brasil e se firmou como sinônimo de tradição, qualidade e inovação na região.

Com uma produção anual que ultrapassa 700 toneladas de uva, a cooperativa garante mais de 500 mil litros de vinhos, sucos e espumantes com a marca Vinhos Jaguari, reconhecida pela autenticidade e pelo sabor local. O espaço da cantina, instalado em prédio histórico, também é um ícone cultural de Jaguari. Nos últimos anos, a entidade investiu em tecnologia, modernização e equipamentos, sem deixar de lado o vínculo comunitário.

Esse esforço foi reconhecido em 2025 com quatro prêmios nos “Os Melhores do Ano”: Melhor Vinícola. Melhor Marca Jaguariense. Melhor Cooperativa e Melhor Supermercado, que já tem 33 anos. Os títulos reforçam a identidade da cooperativa com a cidade, comprovando que a força da agricultura familiar, unida ao espírito coletivo, segue como alicerce para inovação e desenvolvimento regional. O atual presidente é Jeferson Chequim Guerra.

Rua: Maximiliano Cortiano, 385, Jaguari, RS, Brasil
vinhojagcantina@gmail.com
facebook.com/vinhosjaguarirs
LEIA TAMBÉM: Santiago recebe exposição interativa sobre a importância da água
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso