Nesta segunda-feira (1º), um agente do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do RS (GAECO/MPRS) iniciou, em Goiânia, o curso de habilitação em condutor de cão de faro com seu futuro parceiro.
Tobias é um pastor-belga-malinois de dois anos que nasceu em Goiânia e, desde filhote, demonstra aptidão para detecção em operações policiais.
Ele será o primeiro cão farejador a atuar pelo GAECO. Seu tutor, um policial penal, já teve o primeiro contato com ele. O curso será intensivo e, após ser encaminhado para o Estado, Tobias continuará seus treinamentos diários com seu tutor.
O pastor-belga-malinois é considerado por especialistas uma das raças mais inteligentes e uma das cinco com mais células olfativas, em torno de 250 milhões – para se ter uma ideia, o ser humano tem apenas cinco milhões. Além dos sentidos aguçados, é considerado ideal para atuar em operações devido ao porte físico.

O promotor de Justiça André Dal Molin, coordenador do GAECO, destacou que o grupo está sempre aprimorando seus agentes e métodos de investigação. A inclusão de um cão farejador visa detectar armas e drogas durante operações. Tobias, o novo cão da equipe, começará suas missões no Rio Grande do Sul em agosto e já possui um uniforme personalizado: “K9 Tobias – GAECO/MPRS”.
VEJA O VÍDEO:
LEIA TAMBÉM:


