Dom Pedrito – Após sete anos de paralisação, a construção da barragem de Taquarembó será finalmente retomada. Com previsão de que o governo do Estado assine contrato com a empresa Sultepa nesta quarta-feira.
A obra, com um investimento de R$ 130 milhões, divididos entre o governo federal e o Estado. E ficará pronta em um ano e nove meses.
Iniciada há 16 anos pela Odebrecht, a construção foi interrompida em 2017 após a execução de 60% dos serviços. A nova licitação resultou na contratação da construtora Sanenco, mas a obra enfrentou dificuldades financeiras.
A barragem de Taquarembó represará água em uma área de 1.200 hectares, beneficiando o abastecimento para lavouras e contribuindo para o turismo e lazer da região.
Também está em execução a obra da barragem do arroio Jaguari, em São Gabriel, pela mesma construtora, Sultepa. E que visa mitigar os problemas de estiagem na Fronteira Oeste, garantindo o abastecimento de água.
A obra, iniciada em 2007, enfrentou várias interrupções e tem previsão de conclusão para o primeiro semestre de 2026, após um adiamento de dois anos.