A safra de grãos no RS deve atingir 36,34 milhões de toneladas, uma redução de 1,3% em relação ao ciclo anterior, conforme o 6º levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O estado segue como terceiro maior produtor do país, atrás de Mato Grosso e Paraná.
A queda é atribuída principalmente à estiagem, que impactou a produção de soja, estimada em 17,1 milhões de toneladas, uma retração de 13,2%. Apesar disso, outras culturas devem registrar crescimento. A produção de arroz deve chegar a 8,3 milhões de toneladas (+15,9%), enquanto o feijão pode alcançar 76,9 mil toneladas (+7,3%). O milho tem previsão de 5,5 milhões de toneladas, um aumento de 13,7%, consolidando o RS como maior produtor da primeira safra do cereal. Já o trigo, principal cultura de inverno, deve crescer 4,4%, atingindo 4,1 milhões de toneladas na safra de 2025.
A estiagem afetou a produtividade das lavouras, especialmente as de soja plantadas mais tarde, que sofreram perdas irreversíveis. No entanto, a expectativa para milho e arroz é positiva, devido a condições favoráveis no plantio e boa oferta de água em algumas regiões.
LEIA TAMBÉM: O que achou? cachorro mete bala no seu dono
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso