Estado – O RS começou a receber, nesta quinta (23), uma nova esperança no combate ao câncer de mama do tipo HER2-positivo, uma das formas mais agressivas da doença. O estado foi contemplado com 414 frascos do Trastuzumabe Entansina, medicamento recentemente incorporado ao SUS e considerado um grande avanço no tratamento oncológico.
Segundo o diretor do Departamento de Atenção ao Câncer, José Barreto, o novo protocolo clínico pode reduzir em até 50% a mortalidade entre mulheres com esse tipo de tumor. “É um avanço gigantesco para a oncologia nacional. Trata-se de uma medicação muito esperada pela nossa população”, destacou.
O mastologista e vice-presidente do Instituto da Mama do RS (IMAMA), Ademar José Bedin Júnior, explica que o tratamento é moderno, eficaz e tem menos efeitos colaterais. “O Trastuzumabe agora é conjugado a um quimioterápico, a Entansina, que atua diretamente dentro da célula tumoral, reduzindo os efeitos adversos”, detalhou.
Ao todo, o Ministério da Saúde distribuiu 11.978 unidades do medicamento e prevê mais três remessas até junho de 2026, garantindo cobertura integral da demanda atual e beneficiando mais de mil pacientes até 2025. O governo federal investiu 159,3 milhões na compra de 34,4 mil frascos, obtendo um desconto de cerca de 50% em relação ao preço de mercado e gerando uma economia estimada em 165,8 milhões.
Fonte: G1
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso


