Santa Maria: como será o novo trevo da UFSM

Publicado em

Santa Maria, RS – A duplicação da Faixa Nova de Camobi (RSC-287) está avançando com a finalização do projeto executivo pela consultoria Engemin. Uma das principais intervenções será o novo trevo de acesso à Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), localizado no cruzamento com a Avenida Roraima.

Como será o novo trevo

O projeto prevê quatro pistas da Faixa Nova passando por cima de um viaduto, com a construção de retornos e um trevo em formato diferenciado no nível do solo. A rotatória da Avenida Roraima será alongada, permitindo que motoristas que saem da UFSM sigam reto por baixo do viaduto sem precisar parar.

Para acessar o Centro pela Faixa Nova, será necessário realizar um retorno à esquerda e ingressar na via lateral do viaduto. Já quem vem do Centro poderá entrar no campus por uma via lateral, entre o viaduto e o prédio dos Bombeiros. Motoristas que saem da Base e desejam entrar na UFSM terão que descer pela via ao lado do viaduto, dobrar à direita (em direção à Faixa Velha), fazer um retorno na Roraima e seguir até o campus. Além disso, haverá dois retornos embaixo do viaduto para quem vem pela Faixa Nova.

Preocupações da UFSM

O reitor da UFSM, Luciano Schuch, expressou preocupações sobre as grandes paredes laterais das rampas do viaduto, que poderiam obstruir o acesso à universidade e dividir o bairro. Inicialmente, cogitou-se a possibilidade de escavar a Avenida Roraima para que cruzasse por baixo da Faixa Nova. No entanto, essa solução apresentaria desafios técnicos, como a necessidade de drenagem por bombas devido ao lençol freático e à água da chuva, além de custos elevados de manutenção.

Como alternativa, a UFSM propôs ao Departamento Autônomo de Estradas e Rodagem (Daer) a inclusão de dois pilares adicionais no viaduto, visando reduzir o comprimento das paredes de aterro e tornar a estrutura mais aberta. Essa modificação, no entanto, implicaria em aumento de custos.

Promessas

O Daer promete ter os projetos da duplicação dos 9 km da rodovia, entre os trevos da rodoviária e do aeroporto, prontos até o final do ano, mas ainda não confirmou o início da obra, previsto apenas para 2026. O projeto, que deveria ter sido feito desde 2020, acumula dois anos de atraso.

Fonte: Diário de Santa Maria


Acompanhe o NP pelas redes sociais:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

116.450

90,250FãsCurtir
26,200SeguidoresSeguir

Notícias Recentes

Dez pessoas são condenadas por fraudar Auxílio Brasil em Santa Maria

Santa Maria, RS - A Justiça Federal condenou dez pessoas envolvidas em um esquema...

Troca de tiros termina com criminoso morto em Guaporé

Guaporé - RS - Uma ação da Brigada Militar frustrou um sequestro e um...

Municipal de campo: Confira os resultados e os próximos jogos!

A Liga Santiaguense finalizou a 2ª rodada e deu início à 3ª do campeonato...

Cavalgada e costelaço no Rincão de São Pedro

Santiago - RS - O clima da Semana Farroupilha se espalhou também pelo Rincão...

Leia Também

Mais uma vez policiais salvam bebê engasgada em Santiago

Santiago - RS - Uma bebê de apenas dois meses foi salva por policiais...

Dez pessoas são condenadas por fraudar Auxílio Brasil em Santa Maria

Santa Maria, RS - A Justiça Federal condenou dez pessoas envolvidas em um esquema...

Troca de tiros termina com criminoso morto em Guaporé

Guaporé - RS - Uma ação da Brigada Militar frustrou um sequestro e um...