Santa Maria, RS – A duplicação da Faixa Nova de Camobi (RSC-287) está avançando com a finalização do projeto executivo pela consultoria Engemin. Uma das principais intervenções será o novo trevo de acesso à Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), localizado no cruzamento com a Avenida Roraima.
Como será o novo trevo
O projeto prevê quatro pistas da Faixa Nova passando por cima de um viaduto, com a construção de retornos e um trevo em formato diferenciado no nível do solo. A rotatória da Avenida Roraima será alongada, permitindo que motoristas que saem da UFSM sigam reto por baixo do viaduto sem precisar parar.
Para acessar o Centro pela Faixa Nova, será necessário realizar um retorno à esquerda e ingressar na via lateral do viaduto. Já quem vem do Centro poderá entrar no campus por uma via lateral, entre o viaduto e o prédio dos Bombeiros. Motoristas que saem da Base e desejam entrar na UFSM terão que descer pela via ao lado do viaduto, dobrar à direita (em direção à Faixa Velha), fazer um retorno na Roraima e seguir até o campus. Além disso, haverá dois retornos embaixo do viaduto para quem vem pela Faixa Nova.
Preocupações da UFSM
O reitor da UFSM, Luciano Schuch, expressou preocupações sobre as grandes paredes laterais das rampas do viaduto, que poderiam obstruir o acesso à universidade e dividir o bairro. Inicialmente, cogitou-se a possibilidade de escavar a Avenida Roraima para que cruzasse por baixo da Faixa Nova. No entanto, essa solução apresentaria desafios técnicos, como a necessidade de drenagem por bombas devido ao lençol freático e à água da chuva, além de custos elevados de manutenção.
Como alternativa, a UFSM propôs ao Departamento Autônomo de Estradas e Rodagem (Daer) a inclusão de dois pilares adicionais no viaduto, visando reduzir o comprimento das paredes de aterro e tornar a estrutura mais aberta. Essa modificação, no entanto, implicaria em aumento de custos.
Promessas
O Daer promete ter os projetos da duplicação dos 9 km da rodovia, entre os trevos da rodoviária e do aeroporto, prontos até o final do ano, mas ainda não confirmou o início da obra, previsto apenas para 2026. O projeto, que deveria ter sido feito desde 2020, acumula dois anos de atraso.
Fonte: Diário de Santa Maria
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso