Santa Maria, RS – Sem dinheiro suficiente para cumprir todos os compromissos de dezembro, a Prefeitura de Santa Maria tenta calcular o que poderá pagar até o dia 29. O Executivo terá de decidir entre quitar a folha de dezembro, que já está em atraso, ou pagar o 13º salário dos servidores, que soma cerca de R$ 40 milhões.
Na terça-feira (9), o prefeito Rodrigo Decimo (PSD) afirmou que algumas contas só serão pagas na primeira quinzena de janeiro, mas ainda não há definição de quais serão postergadas. Fornecedores já enfrentam atrasos.
De acordo com o prefeito, a Secretaria da Fazenda monitora diariamente as receitas que ainda devem entrar, como repasses de IPVA, ICMS e Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Esses valores vão determinar o que poderá ser quitado até o fim do mês.
A expectativa maior está no pagamento antecipado da cota única do IPTU, marcado para 12 de janeiro, que deve dar algum alívio financeiro ao município. Até lá, a prefeitura segue fazendo contas a cada nova verba que entra nos cofres.
Por Raqueline Silveira/Diário de Santa Maria
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso


