De 22 a 25 de setembro, Santiago vivenciou a Semana Nacional do Trânsito, promovendo debates e ações de conscientização. Para falar sobre esse tema, a jornalista Sandra Siqueira entrevistou o soldado da BM, Ânderson Bittencourt Flores, presidente do Conselho Municipal de Trânsito desde 2017. Com mais de 36 mil veículos emplacados em uma cidade de menos de 50 mil habitantes, Santiago enfrenta desafios comuns a outros municípios brasileiros. Ânderson disse que o trânsito é um espaço de convivência social. Onde o respeito às regras é fundamental para a segurança.
Consciência
“Cada condutor tem a responsabilidade de agir pelo melhor, e isso é algo que falta. A educação para o trânsito, com uma formação de qualidade do Detran gaúcho, está disponível, mas é a consciência que precisa ser trabalhada por cada um”, destacou.
Ânderson tem um interesse pessoal pelo trânsito. Em 2009, durante uma viagem, ele foi testemunha de um acidente fatal no qual um dos feridos era um familiar seu. A partir desse momento, decidiu dedicar-se à prevenção de acidentes.
Semana do trânsito
A Semana Nacional do Trânsito em Santiago enfatizou justamente esse ponto: a necessidade de prevenir acidentes e de promover a conscientização sobre o comportamento adequado no trânsito para salvar vidas.
LEIA TAMBÉM: Metal Nobre reinaugura no Calçadão de Santiago
Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui