O santiaguense Lucas Salbego Ramos, de 16 anos, está completando sua primeira semana nas Filipinas. Ele viajou para o país asiático, por meio de um intercâmbio cultural do Rotary e ficará um ano estudando no país. O rapaz é filho de Hugues e Ionara, funcionários da Prefeitura de Santiago. Em seu primeiro relato, Lucas revelou que está morando em Bacolod City, cidade de 500 mil habitantes e que foi muito bem recebido pela família que o recebeu. Veja suas primeiras impressões:
“As famílias aqui nas Filipinas são grandes todos são unidos, existe um grande respeito entre todos principalmente com os mais velhos.”
*****
“A culinária das Filipinas consiste em arroz, porco e galinha. Eles estão sempre comendo não importa a hora. A comida é bem temperada. Para beber, o comum é água ou chá gelada, apesar de existir refrigerante não é muito comum o consumo.”
*****
“O trânsito aqui é uma bagunça. As pessoas podem dirigir com 16 anos e não é necessário nenhum teste. Apenas assistir uma palestra sobre o que se pode fazer ou não no trânsito, depois recebem um cartão dizendo que estão habilitados a dirigir. Em 2 meses eles recebem a carteira de motorista oficial.
*****
“Aqui todas as famílias possuem carros, sendo que algumas possuem até 5 ou mais, aqui se pode colocar dentro de um carro quantas pessoas quiserem, em um carro para 5 pessoas eles colocam 3 na frente e 4 ou 5 na parte traseira.”