A arborização urbana não é o forte em Santiago. Pelas calçadas não há tantas árvores , o que se torna um problema mais sentido nos meses de verão. Para piorar as coisas,não é raro de ver árvores mutiladas pela poda indiscriminada ou até pelo corte de algumas, como foi o caso dessas duas aí da foto, na rua Dr. Rivota, fundos do QG, que foram retiradas pelos militares.
*******
Não foi apresentada nenhuma nota oficial sobre a retirada das árvores, porém, sabe-se que o ligustro é uma árvore que, quando floresce, libera um pólen que causa alergia em algumas pessoas. E em alguns países (e também em Estados brasileiros), ela tem sido retirada do passeio público pois trata-se de uma árvore que produz boa sombra.
*****
Em Santiago, o que mais se vê são ligustros: em calçadas e em maior abundância na praça central. Durante décadas, tais árvores permaneceram e, a julgar pelo procedimento na calçada do QG, começarão a ser retiradas? Ainda não tivemos um posicionamento da Secretaria de Meio Ambiente sobre o assunto, mas será preocupante ver a cidade menos arborizada, ainda que possivelmente seja feito o plantio de outras espécies. Com a palavra, nossos ambientalistas.