Estado – Na próxima sexta (16), servidores públicos do RS vão às ruas para cobrar a revisão geral dos salários e aposentadorias. A mobilização, organizada pela Frente dos Servidores Públicos do RS com apoio de outras 23 entidades, começa com uma concentração em frente ao IPE Saúde, em Porto Alegre, e seguirá em caminhada até o Palácio Piratini.
O movimento cobra não só melhorias no atendimento do IPE, como também a reposição salarial de 12,14%. Segundo os organizadores, esse índice é viável sem que o Estado ultrapasse o limite de gastos com pessoal definido pela Lei de Responsabilidade Fiscal.
Além disso, os servidores denunciam que, enquanto as aposentadorias do INSS tiveram um aumento de 85% nos últimos 10 anos, os aposentados do Estado receberam apenas 6% de reajuste no mesmo período. Já os ativos acumulam, desde 2014, perdas que ultrapassam os 70%, segundo cálculos das entidades.
— Nossa categoria está há anos sendo castigada pelo governo Eduardo Leite. É inadmissível que sigamos sendo ignoradas e ignorados enquanto garantimos o funcionamento da educação, da saúde e de todos os serviços públicos — afirmou a presidente do Cpers, Rosane Zan.
A expectativa é de que o governador Eduardo Leite esteja de volta ao Estado no dia da manifestação, após uma viagem a Nova York para participar da Brazilian Week. O retorno da comitiva está previsto para esta quinta (15).
LEIA TAMBÉM: Unistalda agora tem UTI móvel
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso