Santiago: SIMERS participa de
acordo para garantir sobreaviso
Acordo entre médicos e o Ministério Público de Santiago, na região das Missões, garantirá por mais 30 dias o sobreaviso clínico no Hospital de Caridade. No final da manhã de quinta-feira, 2, o Sindicato Médico do RS (SIMERS) participou de audiência com o promotor Daniel Bruno e os especialistas da área, quando foi discutida a sobrecarga de trabalho enfrentada pelo único profissional que atua no serviço.
“Será organizada uma escala emergencial com quatro profissionais para este período. Enquanto isso, vamos negociar as condições de trabalho dos plantonistas”, afirma a assessora jurídica do Sindicato, Denise Teixeira.
Segundo o promotor, será feito Termo de Ajuste de Conduta (TAC) entre o MP e o Caridade, para a contratação de um médico rotineiro, reivindicação trazida pelo Sindicato. O profissional ficaria responsável pelos pacientes internados por meio do SUS, durante o dia. A medida irá diminuir o trabalho de quem realiza o plantão não presencial. Hoje, o profissional responde sozinho, em média, por 20 pessoas internadas.
O SIMERS participará da discussão sobre o TAC, juntamente com um representante dos médicos e do hospital, além dos municípios conveniados com o HC para a utilização do sobreaviso.
Imprensa SIMERS