Terapia de casal: uma forma de resolver os problemas a dois

Durante a entrevista, Milene explicou que a abordagem terapêutica com casais é diferente do trabalho individual.

Publicado em

Santiago – Em uma edição recente do programa “A Pauta é”, a jornalista Sandra Siqueira recebeu a psicóloga Milene do Amaral Flores, uma especialista em um campo ainda pouco explorado nas clínicas da região: a terapia de casal. Com conhecimento clínico em terapias sobre relacionamentos afetivos, mediação de conflitos interparentais e terapia individual, Milene compartilhou suas percepções sobre os desafios enfrentados pelos casais nos dias de hoje.

Uma nova chance para a relação

Durante a entrevista, Milene explicou que a abordagem terapêutica com casais é diferente do trabalho individual. “Nos atendimentos, cada pessoa quer mostrar seu lado e vencer a qualquer custo. É preciso desarmar essas barreiras e reconectar o casal”, explicou. A terapia, segundo ela, pode ajudar tanto a encontrar uma nova chance para a relação quanto a reconhecer que não há mais caminho juntos, evitando que os envolvidos adoeçam emocionalmente.

Redes sociais e o distanciamento

Milene também abordou os problemas mais comuns enfrentados pelos casais. Durante a pandemia, a convivência excessiva revelou aspectos desconhecidos. Hoje, por outro lado, o cenário mudou para uma rotina de trabalho intenso que pode deixar pouco tempo para o relacionamento. As redes sociais, por sua vez, contribuem para o distanciamento emocional. “Muitas vezes, as pessoas buscam nas redes uma forma de lidar com as frustrações, acreditando em relacionamentos perfeitos fora da realidade”, disse Milene.

Falta intimidade e comunicação

Os sinais de crise, segundo a especialista, podem começar a aparecer um ou dois anos antes de se tornarem insuportáveis. Falta de intimidade e comunicação assertiva são os principais problemas. “Muitos casais funcionam bem como amigos, mas não como parceiros”, pontua. Ela também observou que o excesso de conexão virtual, por meio das redes sociais, também pode causar uma desconexão do casal. E são diversos os casos em que se acredita que a busca por novos parceiros, novas relações pode ser a solução. “Se a pessoa tem um problema não resolvido em si, ela leva esse problema para onde for”, ressalta. O atendimento da profissional funciona através de um trabalho de escuta do casal, depois individualmente e depois, novamente em casal na busca da resolução dos conflitos.

Um caminho para a reconexão

Milene ressaltou a importância do desejo mútuo de tentar resolver os problemas. “Se ambos querem tentar, o trabalho pode ser muito eficaz. Mas se apenas um está disposto, os resultados não serão os mesmos”, concluiu. A psicóloga ressalta que a terapia de casal bem conduzida, pode ser um caminho significativo para a reconexão e o fortalecimento dos relacionamentos. Em Santiago, a psicóloga Milene Amaral possui consultório na rua Tito Beccon, 1414, sala 13. O telefone é (55) 99691-0284. No Instagram e Tik Tok ela está como psicóloga Milene Flores.

LEIA TAMBÉM: Entenda os riscos de ter o colesterol alto

Acesse a comunidade do NP no WhatsApp

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

116.450

90,250FãsCurtir
26,200SeguidoresSeguir

Notícias Recentes

Sujeito é preso com arma em São Chico

Na noite de terça (13), a Brigada prendeu um indivíduo de 38 anos por...

Motorista morre após caminhão despencar mais de 100 metros

Candelária (RS) - Na noite de terça-feira (13), um trágico acidente resultou na morte...

Morre Divaldo Franco, referência do espiritismo

O líder religioso lutava contra um câncer na bexiga desde novembro do ano passado...

Campanha de Onyx recebeu doação de suspeito de fraudar INSS

Brasília – A Polícia Federal investiga a doação de 60 mil feita por Felipe...

Leia Também

Sujeito é preso com arma em São Chico

Na noite de terça (13), a Brigada prendeu um indivíduo de 38 anos por...

Motorista morre após caminhão despencar mais de 100 metros

Candelária (RS) - Na noite de terça-feira (13), um trágico acidente resultou na morte...

Morre Divaldo Franco, referência do espiritismo

O líder religioso lutava contra um câncer na bexiga desde novembro do ano passado...