Na sexta-feira, (14) a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedur) iniciou os trabalhos de terraplanagem e topografia em Muçum para construir 56 casas do programa “A Casa é Sua – Calamidade”.
A preparação do terreno de 25 mil m², incluindo a abertura de vias e criação de canais pluviais e de esgoto, deve levar cerca de 30 dias.
O terreno, com 25 mil m², foi adquirido pelo Estado no fim do ano passado por meio de um processo de desapropriação, ao custo de R$ 1,8 milhão.
As casas devem ser concluídas em 120 dias e atenderão moradores de Muçum desabrigados desde a enchente de setembro do ano passado.. O investimento total em Muçum será de 7,7 milhões.
Em maio, o governo estadual anunciou 46 milhões para construir 585 casas, com um método rápido utilizando painéis de concreto pré-moldado. Outros municípios beneficiados incluem Cruzeiro do Sul, Encantado, Estrela, Lajeado, Roca Sales, Santa Tereza, e Venâncio Aires.
Na quinta-feira (13), também começou a preparação da área em Santa Tereza, na Serra, para a construção de 24 moradias definitivas.
O método construtivo utilizará painéis de parede de concreto pré-moldado autoportante em casas de 44 m². As casas terão dois dormitórios, sala e cozinha conjugada, um banheiro e área de serviço externa.


