Na noite de sábado )24), a Polícia Federal prendeu três pessoas em flagrante por furto qualificado em uma agência bancária em Passo Fundo, no norte do Estado.
Os suspeitos aplicaram o golpe do “chupa-cabra”, instalando dispositivos em terminais de autoatendimento para reter cartões de crédito e induzir as vítimas a ligar para um falso número de atendimento.
Durante a ligação, as vítimas forneciam dados pessoais, permitindo que os golpistas acessassem suas contas.
Com os suspeitos, a PF encontrou materiais usados na fraude, como adesivos com números falsos de 0800 e uma máquina de cartão.
A vítima, uma idosa, reconheceu os criminosos, que foram presos por furto qualificado e associação criminosa, com penas que podem chegar a 11 anos, aumentadas por se tratar de uma vítima idosa. A polícia investiga se os detidos estão envolvidos em outros crimes semelhantes.
O que fazer nesses casos?
A orientação da polícia e dos bancos é desconfiar sempre que uma transação em um caixa eletrônico de autoatendimento der erro.
Antes de procurar ajuda, é importante certificar que o contato está sendo feito em canais oficiais do banco.