O Detran/RS alerta: a partir do dia 18 de junho, os órgãos fiscalizadores poderão exigir que os motoboys comprovem que cumpriram o que a legislação prevê na Lei Federal 12.009/09 e na Resolução 350/2010 do Conselho Nacional de Trânsito. Portanto, os motociclistas profissionais de todo o Estado devem estar atentos sobre a data-limite para sua regularização.
Atualmente, o curso especializado obrigatório destinado a mototaxistas e em entrega de mercadorias stá sendo oferecido por diversos CFCs credenciados ao Detran/RS e também em unidades do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat).
Os CFCs que contam com instrutores aptos a ministrar o curso são das cidades de Sapiranga, Novo Hamburgo, São Leopoldo, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Erechim, Cruz Alta, São Leopoldo, Passo Fundo, Canoas, Cachoeirinha, Farroupilha, Uruguaiana. As Unidades do SENAT do RS que estão autorizadas a ministrar cursos especializados localizam-se nos municípios de Porto Alegre, Caxias do Sul, Lajeado, Bento Gonçalves, Santa Maria, Passo Fundo, Carazinho, Santa Rosa, Ijuí, Uruguaiana, Pelotas e Rio Grande.
Em Santiago, nenhum dos Centros de Formação de Condutores se habilitou para oferecer o curso. Portanto, temos aí um grande problema surgindo. A não ser que o vereador Miguel Bianchini consiga a prorrogação do prazo fatal divulgado pelo Detran…