Santiago – A URI Campus, por meio de seu Polo de Modernização Tecnológica, tem impulsionado o desenvolvimento regional no Vale do Jaguari. Em entrevista ao programa “A Pauta é”, Sandra Siqueira conversou com Higor Machado de Freitas, professor, doutorando em Geografia, e Rosângela Montagner, mestra em História da Educação. Ambos são professores universitários e integrantes do Polo, que visa promover a conexão entre a URI Campus de Santiago, centros de pesquisa, setores produtivos e a comunidade regional, com foco no crescimento social, económico e cultural.
Impacto regional
O professor Higor destacou os inúmeros projetos em andamento que já apresentam resultados promissores. Um exemplo é o Arranjo Produtivo Local do Mel, que auxilia apicultores na melhoria da produção, qualidade, venda e rastreabilidade do produto. Outro projeto de destaque é o “Química Verde”, voltado à produção de etanol. Além disso, iniciativas em parceria com o município, como “Bola pro Futuro” e “Olhar Adolescente”, promovem a inovação social.
Empoderamento feminino e inovação social
Rosângela Montagner ressaltou o “Ateliê Miguelina: Centro de Acolhimento, Escuta Sensível e Empoderamento de Mulheres Idosas Vítimas de Violência”, que envolve mulheres idosas na produção de agasalhos para crianças, além de outras iniciativas. Esses projetos exemplificam o compromisso da URI Campus com a difusão de tecnologias e a criação de processos inovadores, fortalecendo as diversas vocações produtivas da região.
Vagas para o curso
O ateliê conta com máquinas modernas instaladas em um espaço dentro da universidade e oferece cursos de costura. Em breve, uma nova turma será aberta. Interessadas podem entrar em contato com a universidade pelo telefone (55) 3251-3151.
LEIA TAMBÉM: A rodoviária fecha dia 5 de abril
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso