Diretora Michele Beltrão explica
porque a URI largou o professor
Por Francieli Sagrilo
O afastamento do professo Luiz Antonio Barbará da URI, tem causado uma certa polêmica entre acadêmicos, professores e direção. Micheli Noal Beltrão, diretora acadêmica do campus, falou sobre esse caso e destacou que a universidade está fazendo seleção para contratação de novos professores:
Qual foi o motivo do afastamento do professor Barbará?
O afastamento se dá exclusivamente por exigência das instituições de ensino. Os professores dos cursos de Direito têm que ter no mínimo pós graduação. Titulação essa, que o referido professor não possui.
Qual a opinião da URI em relação ao que já foi comentado sobre o caso?
A opinião da direção é que as notícias e opiniões não refletem a verdadeira razão pela qual o referido professor está se afastando da universidade.
Além dele, mais algum professor foi afastado?
Nos últimos anos, vários professores afastaram-se. A maioria por opção pessoal. Mas alguns em virtude da reorganização, racionalização de cargas horárias, e exigência de titulação mínima.
Há processo seletivo para preenchimento de vagas?
Está em andamento, um processo seletivo para professores de diversas áreas. Para o Curso de Direito, havia uma vaga para a disciplina de Introdução ao Direito, com exigência de titulação mínima de Doutor em Direito. A mesma não foi provida por não ter candidatos.
Os alunos podem acompanhar esse processo?
Todas as informações sobre o processo seletivo podem ser obtidas no edital nº 05/11, na página da reitoria da URI, pelo site da urisantiago, www.urisantiago.br.
E se não tiver candidatos?
Nesse caso a vaga pode ser provida em caráter emergencial, realizando-se novo concurso público para seu provimento na sequência. Assim, não há prejuízo algum com relação à disciplina, que é ofertada normalmente.
Reveja trecho de entrevista do promotor
Barbará onde ele falou sobre sua saída da URI