Minas do Leão – RS – (Porto Alegre e Região Carbonífera) Foi inaugurada nesta segunda-feira (15) a primeira usina do estado instalada em aterro sanitário para transformar lixo doméstico em biometano. O empreendimento, chamado Biometano Sul, recebeu aporte de R$ 150 milhões e deve produzir diariamente energia equivalente a 12,5 mil botijões de gás.
O impacto ambiental
Segundo os responsáveis, a unidade vai evitar a emissão de 1 milhão de toneladas de gases de efeito estufa em 15 anos. O governador Eduardo Leite destacou que o investimento consolida o RS como referência em gestão de resíduos e sustentabilidade.
A produção e a expansão
O aterro recebe diariamente 5 mil toneladas de resíduos de 85 cidades, inclusive Porto Alegre. O gás resultante da decomposição orgânica é purificado até atingir 90% de metano. O objetivo é atender principalmente indústrias gaúchas, reduzindo a dependência do gás importado da Bolívia.
Os próximos passos
O grupo responsável planeja expandir a produção para outras quatro unidades da CRVR em São Leopoldo, Santa Maria, Giruá e Victor Graeff. A meta é gerar até 250 mil metros cúbicos de biometano por dia até 2030, o equivalente a 10% do consumo atual de gás natural no RS.


Fonte: RD Foco.
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso