A língua é um músculo essencial para mastigar, engolir e falar. E ela também pode emitir sinais importantes sobre a sua saúde em geral. Em algumas situações, inchaços e mudanças na textura da língua sugerem alterações no funcionamento do corpo. Atenção a algumas características:
Língua Branca
Esse é um dos quadros mais comuns, especialmente em crianças e idosos. A placa branca que se forma na língua pode ser um sinal de candidíase oral, quando ocorre uma proliferação de fungos por conta de má higiene ou de um sistema imune enfraquecido. Nestes casos, recomenda-se reforçar a higiene bucal, inclusive fazendo uso de enxaguante.
O uso de alguns remédios também pode causar a língua branca, comenta o médico Ross Perry. Caso ocorra junto com a sensação de queimação, deve-se checar se o paciente apresenta baixo teor de ferro ou deficiência de vitamina B12.
Outra condição que pode se manifestar no músculo é o líquen plano, uma inflamação que afeta diferentes partes do corpo.
Sensação de ardência na língua
A sensação de ardência na língua pode estar associada a irritações no órgão. Se nenhum trauma tiver ocorrido, pode ser devido a uma condição ligeiramente rara chamada Síndrome da Língua Ardente.
Em situações de aumento de temperatura corporal por conta de infecções e inflamações, o vermelho da língua fica mais intenso. Normalmente, surgirão outros sintomas como febre e mal-estar. Há ainda a possibilidade de ser falta de vitamina B12 no corpo, considerada uma vitamina muito importante para a saúde das papilas gustativas.
Coceira na língua
O médico Ross Perry afirma que a coceira na língua é uma condição comum. Mas que também pode estar vinculada a problemas mais graves: Coceira e manchas brancas pode ser candidíase oral.
O especialista ainda ressalta que “manchas brancas também podem ser um sinal de outras condições de saúde e se continuarem, devem ser examinadas por um clínico geral para tratamento”.

Manchas brancas e vermelhas
Manchas brancas podem estar relacionadas à leucoplasia, condição causada pelo crescimento celular excessivo. A leucoplasia pode evoluir para câncer de boca com o tempo. Fazer check-ups regulares é necessário para garantir o diagnóstico rápido e eficaz.
Hábitos como fumar e ingerir grandes quantidades de bebida alcoólica podem influenciar na formação dessas manchas. Normalmente, não são dolorosas e têm formato irregular.
Protuberâncias
Protuberâncias e inchaços também são sinais que devem ser observados. Essas alterações podem ser aftas. Infecções bacterianas. Herpes labial. Alergias. Distúrbios do sistema imunológico e câncer de boca.
Um inchaço também pode ocorrer na lateral da língua em um espaço criado por um dente faltante. Lesões ou caroços duros que surgem sem explicação também devem ser examinados o mais rápido possível.
F.: Metrópoles
LEIA TAMBÉM: Tragédia em MG: trabalhadores morrem com gás tóxico em fosso de fazenda