Nacional – O processo judicial contra Jair Bolsonaro e outros envolvidos na trama golpista, referente à tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022, soma um volume de provas impressionante. Segundo informações divulgadas em setembro, as defesas dos réus indicaram que o conjunto de evidências acumuladas no caso totaliza aproximadamente 70 terabytes (TB) de dados. Para se ter uma ideia, é necessário um investimento superior a R$ 25 mil em discos rígidos externos para armazenar toda essa quantidade de informações.
Esse montante de dados supera em mais de sete vezes o volume de informações reunidas na CPI da Covid, que totalizou cerca de 10 TB. As evidências incluem uma variedade de materiais, como vídeos, áudios, documentos, mensagens de WhatsApp, imagens e registros de transmissões ao vivo, coletados de dispositivos como celulares, computadores e servidores.
A Polícia Federal tem disponibilizado esse conteúdo por meio de links em nuvem, permitindo que as defesas acessem integralmente as provas, mediante assinatura de termos de confidencialidade.
Exemplificando ainda mais, se você tem um celular com armazenamento de 128 gigas (“que cabe muita coisa”), seria necessário, aproximadamente, 547 celulares de 128 gigas para armazenar todo o volume de provas do processo.
Fonte: Com informações da CNN Brasil.
LEIA TAMBÉM: Idosa atropelada em Santiago é transferida para Santa Maria
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso