Brasília – Distrito Federal – Deputado estadual por São Paulo, Guto Zacarias (União Brasil), protocolou um pedido de impeachment contra o presidente Lula na última quinta-feira (8). Ele sustenta que houve crime de responsabilidade após fraudes no INSS que resultaram em descontos indevidos para aposentados e pensionistas. Esta é a terceira solicitação de destituição do presidente após a revelação do esquema.
Segundo Guto, o governo federal agiu com omissão diante das denúncias. O então ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, teria conhecimento das irregularidades, mas não tomou providências. O deputado afirma que Lula não responsabilizou os envolvidos nem atuou para interromper as fraudes, mesmo após a divulgação do caso por órgãos de controle e imprensa.
A Operação Sem Desconto, deflagrada em abril de 2025, revelou descontos ilegais feitos sem autorização formal. Relatórios da CGU e da Ouvidoria do INSS indicaram falhas na gestão e possíveis omissões. As investigações levaram à demissão de Carlos Lupi e do presidente do INSS, Alessandro Stefanutto. O governo afirma que agiu por meio da CGU para desmantelar o esquema.
Fonte: Metrópoles.
LEIA TAMBÉM: Chuva castiga Santiago e provoca alagamentos
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso