Campo Formoso, Bahia – A Polícia Federal encontrou dinheiro escondido dentro de um sapato na casa do vereador Francisco Nascimento, conhecido como Francisquinho, durante operação em Campo Formoso. Ele é investigado por fraudes em licitações, lavagem de dinheiro e desvio de recursos públicos. Em dezembro de 2024, Francisquinho foi flagrado jogando uma mala com mais de R$ 200 mil pela janela. Ele é primo do deputado federal Elmar Nascimento e irmão do prefeito Elmo Nascimento, também alvo da ação.
A PF investiga uma organização criminosa que desviava verbas públicas por meio de licitações fraudulentas e convênios com a Codevasf firmados em 2022. As irregularidades ocorreram em 2023. Marcelo Moreira, ex-presidente da companhia, foi alvo de busca e seu pai preso por posse ilegal de arma. Os crimes apurados incluem corrupção, peculato e lavagem de dinheiro. O STF determinou o bloqueio de R$ 85,7 milhões dos investigados.
A operação atinge o núcleo político de Elmar Nascimento, que rompeu com o governo Lula em 2023 após ser vetado para o Ministério de Minas e Energia. Desde então, o deputado se aproximou de pautas bolsonaristas e do centrão. A ofensiva da PF aumenta o desgaste sobre sua imagem, mesmo sem ele ser formalmente acusado. Elmar ainda não comentou o caso.
LEIA TAMBÉM: Agora no Spotify: Estação Verdade e Deixa Eu Te Contar
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso