Brasília – DF – O ex-presidente Jair Bolsonaro foi transferido para o 19º Batalhão da Polícia Militar, a Papudinha, nessa quinta-feira, 15. Ele saiu de uma cela de 12 metros quadrados na Federal para um espaço de quase 65 metros quadrados, com quarto, sala, cozinha e lavanderia. O local será de uso exclusivo do político, embora tenha capacidade para até quatro pessoas.
Mordomias e saúde
A decisão do juiz Alexandre de Moraes garantiu ao preso o direito de ter um médico de plantão 24 horas por dia. Bolsonaro também poderá fazer sessões de fisioterapia no início da noite e usar aparelhos como esteira e bicicleta dentro da cela. Na parte da comida, o ex-presidente agora recebe cinco refeições diárias, duas a mais do que recebia no antigo local.
Visitas e religião
A família de Bolsonaro, incluindo a esposa Michelle e os filhos, recebeu permissão para visitas em três horários diferentes, duas vezes por semana. O ministro também autorizou a assistência religiosa de um bispo e de um pastor, desde que os encontros sejam apenas para fins espirituais. O uso de grades de proteção e barras de apoio na cama foi outra exigência atendida para garantir o conforto do ex-presidente.
Televisão restrita
Mesmo com tanto espaço, o pedido para instalar uma Smart TV foi negado por Moraes. O sujeito só poderá usar o equipamento para assistir canais de notícias e plataformas informativas, como o YouTube, para se manter atualizado. A defesa alegou que a mudança era necessária para o tratamento de saúde e para garantir a segurança do custodiado.
Pena por golpe
Bolsonaro está preso desde novembro e cumpre uma pena de 27 anos por tentativa de golpe de Estado e outros crimes. A transferência para a Papudinha coloca o ex-presidente no mesmo local onde já estão detidos outros aliados, como Anderson Torres e Silvinei Vasques. A decisão reforça que, apesar das melhorias na acomodação, as regras de segurança e as restrições de comunicação continuam valendo.
Fonte: Zero Hora e Redação João Lemes.
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso


