Brasília, DF – O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados aprovou a abertura de processo disciplinar contra Marcos Pollon, Zé Trovão e Marcel Van Hattem. Os três participaram do motim ocorrido no plenário no início de agosto. A Mesa Diretora pediu a suspensão cautelar dos parlamentares por 30 dias e, no caso de Pollon, uma suspensão adicional de 90 dias por declarações ofensivas ao presidente da Câmara, Hugo Motta.
O presidente do Conselho, Fabio Schiochet, informou que as representações contra os três deputados foram unificadas por decisão de Hugo Motta. O corregedor Diego Coronel deu parecer favorável à abertura dos processos. Foram sorteados como possíveis relatores Castro Neto, Albuquerque e Zé Haroldo Catedral, e a definição do relator ocorrerá depois.
Durante uma caminhada pela anistia aos envolvidos nos atos de 8 de janeiro, Marcel Van Hattem criticou a decisão da Câmara e acusou Hugo Motta de tentar impedir a votação da anistia. Marcos Pollon afirmou que está sendo punido por se sentar na cadeira do presidente. Zé Trovão defendeu anistia ampla e declarou que o país não suporta mais injustiça. O corregedor também sugeriu censura escrita a outros 14 deputados da oposição.
Fonte: Agência Brasil.
LEIA TAMBÉM: Encontro de caiaqueiros movimenta e destaca Manoel Viana
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso