O Brasil poderá enfrentar uma possível epidemia em 2024, as estimativas do Ministério da Saúde indica que podem chegar a uma média de 3 milhões de casos neste ano. Fatores como calor intenso, chuvas abundantes e ressurgimento dos sorotipos 3 e 4 do vírus contribuem para essa variabilidade. Há preocupações com recordes de casos e mortes, conforme apontado pelas estimativas do Ministério da Saúde.
Mortes por dengue
Nos primeiros 15 dias do ano, o país já registrou 55.859 casos e seis mortes, com um aumento significativo em comparação com o mesmo período de 2023. No ano anterior, o Brasil registrou o maior número de mortes causadas pela dengue, com 1.079 óbitos confirmados até dezembro.

Casos
Em relação aos casos, foram diagnosticados 1.641.278 prováveis infecções causadas pelo vírus, resultando em 52.160 hospitalizações. Embora esse número represente um aumento de 17,8% em relação ao ano anterior, ainda permanece abaixo do recorde estabelecido em 2015, quando o Brasil atingiu 1.688.688 casos de dengue.

As projeções do Ministério da Saúde indicam que o Centro-Oeste pode enfrentar um cenário epidêmico em relação à dengue.
Além disso, há um risco considerável de epidemias nas regiões Sudeste, com destaque Minas Gerais e Espírito Santo, e no Sul, especialmente no Paraná.
- Participe da nossa comunidade no WhatsApp
- Vacina contra a dengue: crianças e adolescentes de 6 a 16 anos serão prioridade
Fonte: Metrópoles