Brasília – DF – (Com base em Rosane de Oliveira) – O Centrão deu um passo decisivo contra o presidente Lula. Em comunicado conjunto, União Brasil e PP anunciaram a saída do governo e orientaram que todos os filiados entreguem os cargos ocupados, do ministério ao quinto escalão, sob pena de punições internas que podem chegar à desfiliação.
Os cargos em disputa
Atualmente, o PP controla o ministério do Esporte, com André Fufuca, enquanto o União Brasil comanda o Turismo, chefiado por Celso Sabino. Já Fred Siqueira (Comunicações) e Waldez Góes (Desenvolvimento Regional), ambos ligados a Davi Alcolumbre (União Brasil), devem permanecer. Nos bastidores, a pressão também atinge indicações estratégicas, como a presidência da Caixa Econômica Federal, ocupada por Carlos Vieira, ligado a Arthur Lira (PP).
A sucessão presidencial
O movimento dos partidos mira 2026. A federação União Brasil-PP, a maior bancada no Congresso, deve apoiar uma candidatura de oposição ao Planalto. O preferido é o governador de São Paulo, Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos), que depende do aval de Jair Bolsonaro. A articulação conta ainda com o PSD de Gilberto Kassab, ampliando o bloco de resistência ao governo Lula.
Fonte: GZH
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso