Brasília – DF – O Supremo Tribunal Federal inicia na terça-feira (2) o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e de mais sete réus acusados de tentativa de golpe de Estado. A análise pode se estender por até 10 dias e envolve ex-auxiliares e militares que, segundo a acusação, participaram de articulações para impedir a posse do presidente Lula.
As possibilidades
O resultado é incerto, mas a condenação é considerada provável. Há, ainda, a chance de absolvição ou de pedido de vistas que adie a decisão para 2026. Como precaução, a Polícia Federal e o Exército já prepararam alojamentos para Bolsonaro e outros acusados.
Onde pode cumprir pena
A Federal reservou para Bolsonaro uma sala especial na Superintendência em Brasília, chamada Máscara Negra, com cama, mesa, TV e banheiro privativo. Como militar reformado, ele também pode cumprir pena no Comando Militar do Planalto, no chamado Forte Apache, em espaço separado e com estrutura semelhante.
Papuda
A defesa deve pedir prisão domiciliar, citando a idade de 70 anos e problemas de saúde. Uma ala especial da Papuda é outra opção, embora menos provável, por questões de segurança. Há possibilidade também de que Bolsonaro aguarde recursos em casa, caso receba penas mínimas.
Fonte: GZH.
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso