Brasília – DF – A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal abriu nesta terça-feira (2) o julgamento que pode condenar Jair Bolsonaro e mais sete aliados por crimes ligados à tentativa de golpe de Estado. O grupo é acusado de participar de um plano para reverter o resultado das eleições de 2022.
Como será o julgamento
Foram reservadas oito sessões para análise do caso, nos dias 2, 3, 9, 10 e 12 de setembro. O primeiro dia é destinado às manifestações das defesas e da acusação, que ficará a cargo do procurador-geral da República, Paulo Gonet. A votação deve ocorrer a partir das próximas sessões. As penas podem ultrapassar 30 anos de prisão.
Quem está no processo
Além de Bolsonaro, respondem: Alexandre Ramagem, Almir Garnier, Anderson Torres, Augusto Heleno, Paulo Sérgio Nogueira, Walter Braga Netto e Mauro Cid. Eles são acusados de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado. No caso de Ramagem, hoje deputado federal, duas acusações foram suspensas, mas ele segue respondendo a três crimes.
O que pesa contra eles
A denúncia aponta envolvimento na elaboração da “minuta do golpe” e do plano “Punhal Verde e Amarelo”, que previa até o sequestro ou homicídio de Alexandre de Moraes, do presidente Lula e do vice Geraldo Alckmin. Os oito também são investigados por ligação com os atos de 8 de janeiro de 2023.

Fonte: STF / PGR.
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso