Minas Gerais – O deputado estadual Bim da Ambulância (Avante) publicou vídeos nas redes sociais exibindo malas com produtos trazidos dos Estados Unidos. Entre os itens, há iPhones 16 Pro Max, fones de ouvido de luxo da Apple, relógios da Rolex, produtos de maquiagem, perfumaria e caixas de som da JBL.
Questionada, a Receita Federal afirmou que não comenta casos específicos, mas ressaltou que vídeos na internet não configuram, por si só, infração aduaneira. O órgão reforçou que todos devem seguir as normas e leis brasileiras.
Caso um passageiro seja fiscalizado e descumpra a legislação, pode sofrer penalidades como multa ou perda das mercadorias. A Receita incentiva a autodeclaração dos bens pelo sistema E-DBV e usa gestão de riscos para selecionar passageiros.
Bim da Ambulância negou ter comprado os itens no exterior e disse que os vídeos mostrando as bagagens eram apenas ‘conteúdos da internet’. Vale ressaltar que o atual valor para compras no exterior sem pagar impostos é de US$ 1.000, pouco mais de R$ 5.000.
Fonte: Jornal O Tempo.
LEIA TAMBÉM: Governo gaúcho abrirá concurso para 2.734 vagas na área da segurança
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui