Brasília, DF – A relação entre Eduardo Bolsonaro e Tarcísio de Freitas azedou de vez. Segundo a coluna de Malu Gaspar, o deputado articulou nos bastidores para que o governador paulista fosse visto como “traidor” por aliados de Donald Trump. A jogada foi percebida por senadores que participaram da missão diplomática em Washington.
O estopim do racha
O motivo é o recuo de Tarcísio diante do tarifaço de 50% imposto por Trump sobre produtos brasileiros. O governador, que no início apoiou a medida, mudou de posição após pressão do agronegócio e da indústria. Chegou a apagar vídeo em que usava o boné “Make America Great Again” e passou a defender uma saída negociada com os EUA.
A disputa pelo espólio político
Irritado com o reposicionamento de Tarcísio, Eduardo Bolsonaro o chamou de “servil” e o acusou de desrespeito por buscar diálogo com representantes da embaixada americana no Brasil. Aliados do deputado dizem que ele tenta preservar o capital político do pai mirando o futuro, mas reconhecem que a jogada pode não render os frutos esperados.
Fonte: O Globo / Brasil 247.