A queda na aprovação do presidente Lula, registrada desde o segundo semestre de 2024, tem afetado diretamente seu desempenho nas pesquisas. Levantamentos mostram empate técnico ou desvantagem em cenários de segundo turno contra nomes como Jair Bolsonaro, Michelle Bolsonaro, Tarcísio de Freitas e Ratinho Jr. Fernando Haddad, testado como alternativa petista, aparece atrás de todos os concorrentes simulados.
No levantamento da Genial/Quaest, Lula empata com Bolsonaro (41%) e com Tarcísio (41% x 40%). Já nas simulações da Futura, Lula perde por margem significativa para Bolsonaro (50% x 37,4%), Michelle (48,4% x 38%) e Tarcísio (46,5% x 34,9%). No Datafolha, Lula vence Eduardo e Flávio Bolsonaro, mas empata com Michelle e Tarcísio e fica apenas um ponto à frente de Bolsonaro.
Tarcísio de Freitas, Michelle Bolsonaro e Ratinho Jr. aparecem com desempenho crescente nas simulações. A pesquisa Gerp aponta Jair Bolsonaro com 42% contra 24% de Lula. Nos testes com Fernando Haddad, a distância é ainda maior. Ciro Gomes, Eduardo Bolsonaro, Romeu Zema e Ronaldo Caiado também superam o petista em diferentes cenários da Futura. As pesquisas reforçam o avanço da centro-direita a 15 meses das eleições.
LEIA TAMBÉM: Vai ter ônibus da Planalto de novo entre Santa Maria e São Luiz
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso