Nacional – A prova do Enem deste domingo (9) apresentou questões sobre padrão de beleza imposto às mulheres, cultura afro-brasileira, religiosidade, racismo e saúde mental no esporte. O tema da redação foi “perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”. Uma questão comparou as atrizes Paolla Oliveira e Margot Robbie, enquanto outra mencionou a skatista Raíssa Leal.
O enunciado usou Paolla Oliveira como exemplo de figura pública alvo de comentários por estar “acima do peso”, que evidenciam a padronização da beleza feminina e as pressões estéticas que as mulheres sofrem.
Professores apontaram redução significativa na quantidade de textos, destacando que uma única leitura foi usada para dez questões na prova de linguagens. Segundo Rafael Alverne, do Colégio Andrews, essa mudança favoreceu análises mais amplas e menos dispersas.
Os docentes destacaram a presença de questões ambientais sobre energia limpa, desmatamento e diminuição das chuvas na Amazônia. Altieris Lima, da Escola SEB Lafaiete, ressaltou a urgência climática. Em história, houve ausência de temas sobre a ditadura e pouca abordagem da história do Brasil, com destaque apenas para o período colonial e a Era Vargas.
LEIA TAMBÉM: Santiago avança na geração de oportunidades
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso


