Bahia – O deputado federal Félix Mendonça Júnior, do PDT da Bahia, é o alvo principal de uma operação da Polícia Federal. A investigação apura um esquema de desvio de emendas parlamentares, lavagem de dinheiro e corrupção. Ao todo, nove mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos em Brasília e em três cidades baianas por ordem do Supremo Tribunal Federal.
Fraudes em licitações e contratos
A Federal aponta que o esquema funcionava com fraudes em contratos de licitação. Conforme a apuração, as emendas eram direcionadas para prefeituras onde funcionários públicos facilitavam a vitória de empresas que superfaturavam os serviços. O objetivo era desviar o dinheiro público para os envolvidos, que agora podem responder por crimes como organização criminosa e peculato.
O bloqueio de bens e histórico
O Supremo determinou o bloqueio de 24 milhões em contas bancárias dos alvos para evitar que os valores sumissem. Esta não é a primeira vez que o parlamentar entra na mira da polícia; ele já havia sido alvo da Operação Overclean em junho do ano passado. Félix Mendonça Júnior está no seu quarto mandato e é filho de um ex-deputado federal que faleceu durante a pandemia.
(Redação João Lemes, com informações do g1)
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso


