Nacional – A fila de espera do INSS chegou ao maior nível já registrado, com 2,862 milhões de pedidos de aposentadorias, pensões e benefícios por incapacidade em análise. De janeiro de 2025 até agora, o número de novos requerimentos cresceu 23%, com média mensal de 1,3 milhão.
Demora afeta segurados
Entre os pedidos está o da assistente administrativa Danice Matheus de Oliveira, que solicitou aposentadoria por invalidez em 2020 por problema de visão. A espera já passa de quatro anos e, segundo ela, o processo segue sem qualquer atualização.
Tipos de benefício
Metade da fila é formada por pedidos de benefício por incapacidade temporária. O BPC soma 897 mil pessoas na espera, com média de 193 dias. Os processos estão parados desde junho por decisão judicial que alterou regras de cálculo da renda.
Resposta do INSS
O INSS reconhece a crise e afirma que dois terços da fila dependem de perícia médica e ajustes no sistema, incluindo biometria e novas regras. O maior problema está no Nordeste. Um comitê foi criado para gerenciar as filas e a expectativa é reforço com 500 novos médicos peritos. A biometria passa a ser obrigatória para novas aposentadorias, enquanto outros benefícios terão exigência apenas a partir de maio de 2026.
Fonte: Jornal Nacional / Reprodução
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui


