O presidente do INSS, Gilberto Waller, anunciou que todos os aposentados e pensionistas prejudicados por descontos indevidos em seus benefícios serão ressarcidos simultaneamente, sem prioridades. A intenção é realizar dois pagamentos em um único mês, a cada 15 dias.
“Todos serão ressarcidos igualmente no mesmo período, sem priorização. Aqueles que comprovarem terem sido lesados receberão o valor corrigido de uma só vez, o mais rapidamente possível”, explicou Waller durante uma transmissão ao vivo da AGU e do INSS para esclarecer dúvidas sobre o ressarcimento.
O ministro da AGU, Jorge Messias, também confirmou que o ressarcimento será feito em parcela única. O Supremo Tribunal Federal realizará uma audiência de conciliação sobre o assunto na próxima terça-feira (24).
“Nós pretendemos apresentar um calendário de pagamento assim que tudo estiver acordado, com a expectativa de realizar o pagamento ainda este ano, de maneira simples para os aposentados e pensionistas”, afirmou Messias.
Ele também fez um apelo aos beneficiários para que evitem buscar ações judiciais, incentivando o uso da via administrativa para solicitar o ressarcimento. A AGU estima que já existam 69 mil ações contra a União buscando indenização, com 17 mil delas resultando desfavoráveis ao governo.
“Estamos vendo propostas duvidosas que prometem retornos milagrosos aos aposentados, levando muitos a cair em golpes. É importante evitar essas armadilhas”, alertou Messias.
GZH
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso