Nacional – Criadores como José Fernandes e Monica Santos produzem vídeos em que fingem declarações amorosas para quem assiste. Com frases genéricas e olhar direto para a câmera, os vídeos simulam intimidade e afeto, o que atrai principalmente idosos em situação de solidão. No final, os criadores pedem curtidas e compartilhamentos como prova de carinho, mas não respondem os seguidores. A estratégia garante milhões de visualizações e monetização para os perfis.
Apesar de dizer que se trata de interpretação, José Fernandes registrou boletim de ocorrência após criminosos usarem sua imagem para enganar uma seguidora, que perdeu R$ 9 mil. Os golpistas se aproveitam do envolvimento afetivo gerado pelos vídeos para se passar pelos criadores e pedir dinheiro. Algumas vítimas relatam ter se sentido traídas ao descobrir que os vídeos eram apenas atuação.
O advogado Danilo Pardi afirma que, mesmo que os criadores não estejam diretamente envolvidos nos golpes, eles têm responsabilidade indireta ao alimentar ilusões em um público vulnerável. A prática expõe a solidão na terceira idade e transforma o afeto em porta de entrada para crimes, colocando em risco a saúde emocional e financeira de milhares de idosos.
Fonte: G1.
LEIA TAMBÉM: Grave colisão na BR-287, em São Pedro do Sul
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso