Nacional – O governo federal analisa a volta do horário de verão a partir de 2025. O Ministério de Minas e Energia informou que o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico acompanha a situação e fornece dados para subsidiar a decisão. O Operador Nacional do Sistema Elétrico também apresentou medidas preventivas, entre elas a adoção do horário de verão, mas ressaltou que a medida não é essencial para garantir a segurança energética.
O horário de verão foi suspenso em 2019 após estudos indicarem queda na eficácia. A economia com iluminação artificial deixou de ser significativa diante do maior uso de aparelhos de refrigeração. A prática havia sido adotada de forma intermitente desde 1931 e tradicionalmente ocorria entre outubro e fevereiro.
A professora e engenheira Sâmya Gomes Veloso destacou que a medida pode reduzir a demanda no início da noite, período de maior risco para o sistema. O aumento do uso de ar-condicionado e aquecedores, intensificado pelos extremos climáticos, tem elevado a pressão sobre o consumo de energia em grandes centros urbanos, o que reacendeu o debate sobre o tema.
Fonte: Correio Braziliense.
LEIA TAMBÉM: É grave o estado da idosa atropelada em Santiago
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso