O governo estabeleceu um reajuste de 9% no soldo dos militares do Exército, da Marinha e da Aeronáutica. O aumento ocorrerá em duas etapas, com a primeira parcela de 4,5% em abril de 2025 e a segunda de 4,5% somente em 2026. O reajuste foi definido por meio da Medida Provisória nº 1.293, publicada nesta sexta-feira (28).
As tratativas para o reajuste aconteceram entre agosto e setembro de 2024. O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, conduziu as negociações ao lado do presidente Lula e dos comandantes das Forças Armadas. A Medida Provisória foi assinada pelo presidente em exercício, Geraldo Alckmin, e prevê que os efeitos financeiros do reajuste fiquem condicionados à vigência da Lei Orçamentária Anual de 2025.
O impacto do reajuste nas contas públicas será de R$ 3 bilhões, conforme dados do projeto de Orçamento de 2025. Em 2023, houve um aumento de até 150% nas gratificações dos militares, beneficiando principalmente o alto escalão. Essa medida foi tomada durante a reforma do sistema previdenciário das Forças Armadas, quando o ex-presidente Jair Bolsonaro autorizou reajustes em quatro parcelas a partir de 2020, como parte da reestruturação das carreiras. No entanto, a última recomposição salarial geral dos militares ocorreu durante o governo Dilma Rousseff.
Veja a tabela:

Fonte: Metrópoles.
LEIA TAMBÉM: Passageiro cai da moto em São Vicente
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso