Recife – Pernambuco – A Igreja Universal do Reino de Deus foi condenada a pagar R$ 31,5 mil a um fiel por danos materiais após um pastor convencê-lo a doar todo o dinheiro da venda de sua padaria como “sacrifício”. O líder religioso prometeu uma vida melhor, mas o fiel ficou desempregado, sem pagar aluguel e acumulou dívidas. A igreja recorreu da decisão, mas o Tribunal de Justiça de Pernambuco negou o recurso.
O fiel, morador de Olinda, começou a frequentar o templo em 2017 e, incentivado pelo pastor Rodrigo Antônio, doou a quantia acreditando que teria sucesso financeiro. Após a doação, sua situação piorou e ele cobrou explicações do pastor, que respondeu que ele deveria “correr atrás” da mudança de vida. No processo, áudios mostram o pastor pressionando o fiel a doar tudo o que possuía.
O juiz entendeu que o pastor se aproveitou da ingenuidade do fiel e agiu de forma abusiva. A Igreja Universal afirmou que vai recorrer, argumentando que o fiel era esclarecido e capaz de tomar suas próprias decisões. Também alegou que a Constituição Federal garante a liberdade de pedir e fazer doações, e que o Estado não pode interferir na relação entre o fiel e a igreja.
Fonte: G1.
LEIA TAMBÉM: Hidrômetro da Corsan gira sozinho? Fizemos o teste
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso