Brasília – DF – O ex-ministro da Casa Civil José Dirceu (PT) de 79 anos, afirmou em entrevista que Jair Bolsonaro “não tem condições de ir para a prisão comum”, por ser “instável” e sem “autocontrole”. Segundo ele, é justo que o ex-presidente permaneça em prisão domiciliar, nas mesmas condições de Fernando Collor.
Dirceu também revelou que o presidente Lula o incentivou a disputar uma vaga de deputado federal por São Paulo em 2026. Disse que pretende pedir votos como forma de “reparação” após cumprir penas no mensalão e na Operação Lava Jato, que considera injustas.
O ex-ministro, que completará 80 anos em 2026, afirmou ainda que conversa com Lula “por telepatia”, e que ambos mantêm uma relação próxima há mais de 40 anos. Dirceu planeja lançar o segundo volume de sua autobiografia, abordando o período entre sua cassação e as prisões.
Durante a entrevista, reconheceu a habilidade política de Valdemar Costa Neto, presidente do PL, e relembrou o tempo em que foram colegas de cela. Sobre sua trajetória, declarou não se arrepender da vida clandestina durante a ditadura e reafirmou que “preferiria morrer a fazer delação premiada”.
Fonte: BBC News Brasil.
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso